Carniato, Inspiração, Você Sabia Após incêndio, Liceu de Artes e Ofícios reabre em São Paulo

Carniato, Inspiração, Você Sabia

Após incêndio, Liceu de Artes e Ofícios reabre em São Paulo

Espaço cultural inaugura nova fase com retrospectiva histórica e exposição sobre o design brasileiro sustentável.

Localizado no bairro da Luz, centro da capital paulista, o Liceu de Artes e Ofícios celebra seus 145 anos com a reinauguração do espaço que ocupo entre os anos de 1980 e 2000, e que há quatro anos foi tomado por um incêndio de grandes proporções. “Hoje, temos orgulho de poder brindar São Paulo com um centro cultural moderno, que vai se prestar muito para as próprias atividades da escola, para eventos culturais, sociais e abrigar ainda o acervo do Liceu”, comenta Livio de Vivo, presidente do Conselho do Liceu de Artes e Ofícios.

Voltado à celebração e reflexão sobre o design, o Liceu entra em sua nova fase com duas exposições inéditas: “História e Memória”, que propõe um profundo mergulho na história da instituição, a começar por 1873, data da fundação da Sociedade Propagadora de Instrução Popular, organização que deu origem ao Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, e “Design Brasil Século XXI”, mostra que reúne mobiliário e objetos criados por grandes nomes brasileiros, sempre sob o preceito da sustentabilidade. Entre os selecionados estão obras dos Irmãos Campana, Marcelo Rosenbaum, Inês Schertel, Zanini de Zanine, Brunno Jahara e do estúdio Plantar Ideias.

Projetado pelo arquiteto Ricardo Julião, o atual Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios manteve as principais características arquitetônicas do espaço. Do prédio original, permanecem, por exemplo, o pórtico, os pilares e toda a estrutura metálica que sustentava a edificação, mas agora é um componente meramente decorativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *