Carniato, Inspiração, Notícias Arquitetos italianos criam projeto de revitalização urbana para São Paulo

Carniato, Inspiração, Notícias

Arquitetos italianos criam projeto de revitalização urbana para São Paulo

Sistema modular busca trazer vida nova a espaços públicos abandonados e foi doada para o CEU de Paraisópolis

“Desde o nosso início em 1996, pensamos que o desafio mais excitante enfrentado pela arquitetura é, de fato, melhorar a forma como as pessoas vivem juntas”, contam os italianos Francesco Fresa and Germán Fuenmayor, fundadores do escritório de arquitetura Piuarch e criadores do “espaço”, um sistema modular pensado para revitalizar áreas urbanas de grandes cidades.

O conjunto de módulos busca converter áreas abandonas em hubs de convivência que sirvam como ponto de encontro para moradores de comunidades periféricas e as estimulem a interagir e ocupar o espaço público. “Nosso desejo é estimular uma rede de espaços públicos espalhados pela cidade, onde cada projeto tenha sua própria identidade e também um forte relacionamento com os demais”, explicam os arquitetos que apresentaram o primeiro sistena na Expo Revestir e em seguida doaram o primeiro sistema para o CEU de Paraisópolis.

O projeto, que foi desenvolvido para a 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, é composto por peças com formas geométricas inspiradas em ícones na cidade de São Paulo, como o desenho de Mirthes dos Santos Pinto, que estampa as calçadas da cidade e o concretismo da arte de Helio Oiticica.

Os módulos são adaptáveis as necessidades da comunidade e podem exercer as mais diversas funções, fazendo as vezes de bancada, mesa, vasos, ponto de troca de livros, totens com tomadas, entre muitas outras possibilidades. “A ideia era que o elemento modular de forma geométrica tivesse diferentes alturas e, consequentemente, diferentes soluções tridimensionais”, explica a dupla que ainda escolheu cores vibrantes  para que as peças se destaquem em meio à paisagem cinza.

Desenvolvido especialmente para a cidade de São Paulo, o “espaço” não deve ser reproduzidos da mesma maneira em nenhuma outra cidade do mundo – embora a dupla já esteja trabalhando soluções urbanas semelhantes em Milão e Chicago. “Todas as propostas são concebidas para apenas uma cidade, cada uma com sua própria identidade”, explicam Francesco e Germán que ainda se preocuparam em usar plástico reciclado na concepção das peças e acreditam que “a principal característica sustentável da proposta é a ideia de que o “espaço” poderia ser um lugar onde a qualidade ambiental é fornecida em todos os níveis”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *