Carniato Arquitetura do futuro: quais são as previsões para esse mercado?

Carniato

Arquitetura do futuro: quais são as previsões para esse mercado?

 

Se você está inclinado a escolher a arquitetura como profissão, temos uma ótima notícia: essa área é incrivelmente promissora. O otimismo com relação a ela é tão grande que, hoje em dia, não é raro ouvir falar sobre a “arquitetura do futuro”. Isso porque, como você sabe, o nosso mundo passa por diversas mudanças, e os arquitetos estão entre os profissionais mais ligados nessas transformações.

Para que você entenda melhor o que queremos dizer com isso, fizemos este texto, no qual vamos contar as previsões que os especialistas e arquitetos fizeram sobre o futuro da profissão. Pronto para saber sobre a arquitetura e a sua ligação com a qualidade de vida, sustentabilidade, Internet das Coisas e outras tendências? Então, mãos à obra:

As tecnologias são marcantes na arquitetura do futuro

O maior motivo de a arquitetura ser uma profissão tão promissora é a facilidade com que ela responde e se adapta às novas tecnologias. Um exemplo: a Internet das Coisas — essa tendência de objetos como fechaduras, carros, elevadores, relógios e até geladeiras se conectarem à internet — já tem tudo para se tornar um dos maiores campos de atuação para arquitetos.

Afinal, no futuro as casas não serão apenas espaços físicos: elas serão totalmente projetadas para integrar o físico com o digital. Imagine acender lâmpadas ou ligar o fogão com um toque na tela do seu smartphone. Pode parecer ficção científica, mas tudo indica que isso acontecerá em um futuro bem próximo.

Além disso, a tecnologia melhora muito os softwares que os arquitetos usam e eles se tornam cada vez mais potentes, versáteis e cheios de novas funções. Hoje, já é possível não só criar um projeto, mas também animá-lo em 3D. Imagine daqui a alguns anos, quando as pessoas puderem, literalmente, “experimentar” uma casa ou edifício interagindo com ele por meio da realidade virtual? Os mais otimistas afirmam que será possível sentir até mesmo texturas de móveis, piso e paredes!

Construções sustentáveis serão um grande mercado

A sustentabilidade é muito mais que uma tendência: é uma necessidade. O nosso mundo não suporta mais um desenvolvimento que não seja em comunhão com a natureza. Pensando dessa forma, casas já são projetadas utilizando material reciclado e reciclável, projetos de edifícios já são pensados para interagirem com a beleza natural de uma paisagem e até mesmo construções antigas começam a ser adaptadas para esse novo modelo.

Com certeza, essa é uma área que já concentra muitas oportunidades para os arquitetos e que tende a crescer muito nos próximos anos. Não deixe de pesquisar sobre ela logo que chegar à faculdade!

A qualidade de vida será indispensável

Os arquitetos terão papel de destaque entre os profissionais designados para melhorar a qualidade de vida nos grandes centros urbanos. Nossas cidades cresceram desordenadamente e em diversos pontos não há transporte suficiente, saneamento ou mesmo espaço adequado para tantos carros. A boa notícia é que, no futuro, barulho, poluição e desconforto não precisarão ser sinônimos de cidade.

O urbanista é o arquiteto responsável pelos projetos urbanos — e, convenhamos, precisamos desse profissional para ontem! A tendência é que, cada vez mais, a qualidade de vida ganhe espaço nos projetos de cidade. Não importa se o urbanista estará lá para projetar novos espaços ou intervir nos antigos, tornando-os habitáveis. O certo é que a atuação desse profissional será (na verdade já é) indispensável.

O espaço de trabalho será muito importante

Muito se fala sobre a mobilidade corporativa. Esse é o nome de uma tendência que já está se tornando realidade: as empresas deixam de ser locais de trabalho fixos, já que todos os seus dados ficam armazenados em servidores remotos, o que é conhecido como computação na nuvem ou cloud computing. Os colaboradores dessas empresas, por sua vez, passam a trabalhar em casa ou, basicamente, em qualquer lugar para onde possam levar um notebook ou smartphone.

Aí você pensa: “então o arquiteto perdeu um mercado de trabalho, já que essas empresas não precisam mais que ele projete suas sedes, certo?”. Errado! O arquiteto passa a ser ainda mais essencial aqui.

Com a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar, deve haver um bom motivo para os colaboradores de uma empresa irem até o seu espaço para trabalhar. E esse bom motivo é justamente um ambiente 100% projetado para otimizar o trabalho. Silencioso, organizado, agradável, livre de qualquer dispersão e incrivelmente funcional. Isso é o que se espera de um lugar assim.

Que bom que você entendeu o espírito da coisa, pois, se seguir mesmo a carreira de arquiteto, é você quem vai projetar esse espaço. E vá caprichando nos estudos, porque esses novos locais de trabalho são considerados verdadeiras “catedrais” ou “estúdios musicais”, numa comparação que deixa bem clara a sua funcionalidade e importância para a concentração dos profissionais.

As casas serão projetadas para as necessidades do dono

Pessoas portadoras de necessidades especiais ou mesmo idosas precisam de residências adaptadas, principalmente se moram sozinhas. Cômodos e móveis apropriados para sua locomoção, interruptores e utensílios em locais acessíveis e o uso de tecnologia de acordo com suas necessidades podem influenciar bastante na qualidade de vida e na autonomia dessas pessoas.

As casas do futuro cumprirão o papel de dar independência a essas pessoas e fazer com que tenham uma vida mais digna e autossuficiente. Não bastasse tantas opções no mercado de trabalho, o arquiteto ainda poderá se dedicar à nobre tarefa de tornar melhor a vida de muita gente!

Para a arquitetura do futuro a tecnologia, a sustentabilidade e a qualidade de vida são questões essenciais. E o arquiteto é o profissional encarregado de usar a sua mistura de arte, senso prático e técnica para fazer essa transição para um novo tempo mais bonito, funcional e integrado à natureza!

Só para você saber, a arquitetura não será a única profissão privilegiada nos próximos anos. Conheça o nosso e-book Guia das Profissões do Futuro: saiba tudo sobre os profissionais que estarão em alta no mercado em 2017 e veja como haverá espaço para todos no mercado de trabalho, desde que sejam criativos e antenados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *