Carniato Idéias para decorar varandas de apartamentos

Carniato

Idéias para decorar varandas de apartamentos

Sugestões de móveis, revestimentos e objetos para criar um recanto aconchegante.

Ter um espaço a céu aberto para relaxar é o sonho de consumo de quem mora em grandes cidades. As varandas de apartamentos tornaram-se, então, as queridinhas do momento, ganhando atenção especial no projeto. Ela podem ser integradas ou não e até transformadas em uma extensão do living, e transformadas em sala de jantar, por exemplo. Confira as ideias apresentadas na seleção a seguir.

1. Com lareira

Ter a varanda integrada com a área social, com direito a jardim, uma sala com lareira e muito conforto, era o principal pedido dos moradores deste apartamento ao arquiteto Aldo Cespeda. Para atender ao desejo, a primeira ação foi remover a porta que a separava da sala. Criou-se, assim, um espaço integrado que hoje acomoda um bar em casa, home teather, jantar, living e um segundo estar, cercado por plantas e com vista para a cidade.

2. Novo uso

Neste apartamento, com projeto assinado pela arquiteta Rosana Pintor, duas varandas se transformaram em uma para abrigar a sala de jantar, onde predomina o branco e a madeira no mobiliário. O espaço se integra à cozinha americana e ao estar, separado apenas por uma divisória de elementos vazados.

3. Espaço multiúso

integração da varanda neste apartamento, criado pelo escritório de arquitetura Studio 3.7, é fruto do nivelamento do piso. Entre as variadas funções que ela ganhou, são destaque: espaço de descanso, sala de lareira, área gourmet, sala de jogos com biblioteca e um home office. É o lugar onde toda a família fica reunida.

4. Recanto italiano

Ao realizar a reforma deste apartamento de 500 m² em Higienópolis, São Paulo, os arquitetos Olegário de Sá e Gilberto Cioni receberam uma missão: criar uma pequena Itália. Por isso, o design apurado do país pode ser visto no mobiliário escolhido para o décor, inclusive na varanda, que tornou-se a extensão do living. No espaço, destaque para a poltrona Crinoline, de Patricia Urquiola para  B&B Itália.

5. Copa ao ar livre

Ao reorganizar os espaços neste projeto, o escritório de arquitetura e reforma Ah! Sim priorizou as áreas de convívio, criando ambientes amplos e bem iluminados para receber bem os convidados. Assim, uma varanda circunda o apartamento e também se une aos ambientes internos em uma linha contínua – caso da pequena copa em frente ao living que, acompanhada de uma mesa de madeira, permite agradáveis refeições com vista para o jardim – evocando ares de uma decoração floral.

6. Com churrasqueira

Realizado o sonho de adquirir seu primeiro imóvel, a proprietária deste apartamento de 70 m² vislumbrava mais espaço do que de fato o apartamento dispunha. A obra começou pela área social, que passou a ser integrada, com cozinha e varanda abertas. Portas da varanda foram abaixo, o piso foi nivelado com o uso do tecnocimento – material que imita o cimento queimado – e o vidro foi empregado para finalizar, além de azulejos coloridos para alegrar a churrasqueira.

7. Espaço de estar

Durante a reforma deste apartamento, capitaneada pelo escritório Coletivo Arquitetos, o piso de limestone, que reina no restante da residência, também foi usado na varanda para unir os ambientes. O balanço Swing Rest, da Dedon, oferece conforto para ler ou contemplar a vista ao redor. Um quadro com azulejos desenhados por Athos Bulcão dá um toque de arte e energia.

8. Vista surpreendente

O arquiteto Edson Lorenzzo juntou a varanda, a cozinha e o estar neste apartamento. As portas de acesso ao terraço foram eliminadas e o ambiente foi fechado com vidro. Uma persiana de seda e linho, no entanto, permite que o living seja isolado e protegido da irradiação solar direta.

9. Atmosfera industrial

Na cozinha integrada à varanda, o piso de ladrilho hidráulico delimita o espaço. Além dele, a porta pantográfica também marca a passagem da sala para a área das refeições. No mobiliário, a mesa desenhada por Konstantin Grcic, da Micasa, divide o protagonismo com os pendentes, recuperados de um centro cirúrgico e garimpados na Forja Recicla.

10. Com vista para o mar

A praia emoldura esta varanda de um apartamento, assinado pela arquiteta Juliana Pippi. Aqui, o espaço ganhou tons vibrantes e alegres em contraste com a madeira, que vai do piso ao teto. No chão, aliás, o revestimento é um porcelanato (Portinari) que imita madeira, ideal para essa área por ser mais resistente às intempéries e fácil de limpar. Os móveis em tons de roxo vieram da Saccaro e as paredes foram revestidas de madeira de demolição.

11. Azul a cor do mar

Os moradores deste apartamento pediram aos arquitetos do escritório Studio Alencar Arquitetura e Interiores um projeto leve e claro, com bons recursos de iluminação e jeito de casa. Assim, madeira e revestimentos neutros estão presentes nos acabamentos e móveis. A área social inclui sala de estar, jantar e varanda integradas, que além da madeira, exibe mobiliário em tons de azul.

12. Clima sereno

Uma atmosfera tranquila para passar férias e finais de semana em família era o desejo principal de um casal carioca com dois filhos adultos. No projeto criado pelo escritório Yamagata Arquitetura, a madeira também segue presente também na decoração do terraço. A churrasqueira fica à disposição de todos, rodeada armários com ripado no material e um balcão moldado em Silestone.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *