Carniato, Inspiração, Notícias Nova ponte estaiada projetada por Santiago Calatrava é inaugurada na Itália

Carniato, Inspiração, Notícias

Nova ponte estaiada projetada por Santiago Calatrava é inaugurada na Itália

Santiago Calatrava acaba de inaugurar sua mais nova obra na Itália: a ponte estaiada de Cosenza, localizada na cidade homônima a 300 quilômetros ao sul de Nápoles, foi concebida com o objetivo integrar duas áreas da cidade que atualmente encontram-se separadas pelo rio Crati: Contrada Gergeri e Via Reggio Calabria.

De maneira similar a tantas outras obras do arquiteto espanhol, a construção se utiliza de seus tradicionais materiais como aço, concreto e pedra. A ponte foi projetada com apenas um único pilar inclinado que suporta a estrutra de aço de mais de 140 metros de comprimento, 24 metros de largura e uma altura máxima de até 82 metros. Aberta ao tráfego de pedestres e veículos, sua forma lembra uma outra importante ponte projetada por Calatrava, a primeira do mundo a ser construída com apenas um único pilar inclinado, a ponte de Alamillo em Sevilla, Espanha.
A respeito do projeto, o escritório explica:
O seu principal elemento, visível a partir de boa parte da cidade, é o pilar inclinado que atravessa e sustenta toda a estrutura da ponte estaiada. Esta esbelta estrutura de aço de forma quadrada e esquinas arredondadas, inclina-se para melhor tencionar todos os cabos que suportam o vão da estrutura além de apontar visualmente em direção ao centro urbano de Cosença. De maneira poética, o conjunto formado pelos cabos que sustentam a ponte e a forma de seu pilar, sugerem a imagem de uma grande harpa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *