Inspiração, Você Sabia Paredes de Pedra

Inspiração, Você Sabia

Paredes de Pedra

Decoração de paredes com pedra

As pedras são velhas companheiras dos seres humanos. Desde o começo dos tempos, serviram para a construção de casas, pontes, muros e uma infinidade de coisas.

Devido à grande variedade e beleza das mesmas, são muito utilizadas na construção ou no revestimento de paredes, atribuindo aos ambientes um toque rústico diferenciado.

 

Vantagens

  • As pedras decorativas possuem a seu favor a resistência, a durabilidade e a beleza;
  • São práticas e exigem pouca manutenção;
  • Podem ser usadas tanto em áreas externas, como internas;
  • Aliadas à uma boa iluminação, criam belos ambientes, com elegância e sofisticação;
  • Em localidades onde a temperatura é alta, tornará o ambiente mais fresco;
  • Resistem ao vento, ao fogo, à água e aos cupins.

Desvantagens

  • Alto custo de instalação;
  • Em localidades onde a temperatura cai bastante, o ambiente ficará mais frio;
  • Se não for limpa com frequência, poderá juntar insetos;
  • Não é aconselhado seu uso em paredes de Dry Wall, devido ao peso do material;

 

Onde Utilizá-las

Passando da área externa para a interna da casa, as pedras são cada vez mais utilizadas para decorar paredes. O visual rústico, remetendo à natureza, contrasta com elementos modernos e sofisticados, gerando ambientes confortáveis e muito  interessantes.

Seu uso é versátil e permite que seja aplicada tanto em espaços mais tradicionais, como em contemporâneos. Por isso, pode ser usada em salas, lavabos, banheiros, quartos, cozinhas, adegas e varandas, proporcionando um aspecto robusto e sólido ao ambiente.

Lembre-se que seu efeito proporciona mais peso e frieza à decoração e sua presença é marcante. Para valorizar detalhes, poderá ser utilizada iluminação de destaque, como o efeito wall wash. Leia mais: Efeitos de Iluminação

Como Escolher

A escolha da cor, do tamanho e do tipo de pedra irá depender do gosto pessoal, do local onde será colocada, do estilo da decoração e do efeito desejado. O ideal é solicitar a orientação de um profissional (arquiteto ou designer de interiores), assim será mais fácil estudar o ambiente e usar o material na medida certa.

Se o revestimento for em paredes externas, as pedras maiores são mais aconselháveis, por conferir ao ambiente mais rusticidade. Já se seu objetivo é algo mais suave, opte por pedras de pouco relevo e cores mais suaves. Pedras grandes, com relevo e cores fortes, são mais impactantes.

Como acontece com as tintas, as pedras com cores claras deixarão o ambiente mais leve, assim como, as de cores mais carregadas ou escuras, exigirão um reforço da iluminação.

Perceba que a cor clara da pedra confere leveza ao revestimento, o qual foi aplicado tanto em um ambiente interno, como em um externo. O contraste entre materiais é o grande destaque: o frio da pedra é balanceado pelo quente da madeira, enquanto que o vidro e a TV constrastam por sua delicadeza ao lado da rusticidade da pedra. Projeto: Arquitetos Dado Comini e e Augusto Perez. Mais fotos: Casa Legno

 

Variedade de Pedras
No mercado, existem muitos tipos de pedra que poderão ser usados para construção de paredes ou simplesmente para revestimentos.

Podemos encontrá-las em lojas de pedras, expostas em grandes dimensões ou cortadas em filetes, ou em lojas de revestimentos / material de construção.

Abaixo estão relacionados alguns tipos mais utilizados para esse fim:

 

Mármore: pode ser encontrado na cor verde, branca, preta, rosa, etc
Granito: sólido e resistente, pode ser branco, preto, verde, marrom, amarelo, travertino, etc
Ardósia: muito resistente e de baixo custo, é encontrada principalmente nas cores verde e cinza, podendo também ser vermelha, preta ou ferrugem;
Seixos: com a forma arredondada, podemos encontrá-los nas cores: marrom, branco, amarelo, rosa, preto, verde, etc.

Pequenos seixos brancos utilizados no revestimento de parede externa na Residência Belotti, do Arquiteto Lolô Cornelsen. Mais fotos: Residência Belotti

 

Pedra madeira: muito bonita, combina com ambientes rústicos (sua pigmentação lembra a textura de algumas madeiras);
Pedra portuguesa: muito utilizada como revestimento de calçadas (conhecida como Petit Pavê), seu uso resulta em ambientes modernos e contemporâneos;
Caxambu: chamada no sul do Brasil de Pedra São Thomé, possui como característica a face lisa e regular, apresentando-se na cores amarelada, clara, rosada ou verde;

Pedra São Tomé aplicada na parede de uma escada (com técnica canjiquinha), constrastando harmoniosamente com o piso de madeira dos degraus. Projeto: Miliauskas Arquitetura. Mais fotos: Residência Horto Florestal

 

Miracema: pedra muito resistente e que permite um bom acabamento;
Pedra Goiás: possui grande durabilidade, beleza e resistência;
Pedra ferro: possui coloração escura (também conhecida como Topázio).

 

Aplicadas em ambientes internos, as pedras decorativas possuem uma grande durabilidade, podendo revestir as paredes em filetes – técnica chamada “canjiquinha” (nesta técnica as pedras são encaixadas uma sobre a outra em tirinhas), em pedaços irregulares ou beneficiados (podendo ser cortadas em diversos tamanhos).

Um ótimo efeito é proporcionado pelos mosaicos, que são pedras que recebem corte geométrico. Os mais comuns são os chamados mosaicos portugueses, de grande beleza e sofisticação.

Colocação e Mão de Obra
Após a escolha da pedra, é importante a contratação de um bom profissional especializado na colocação da mesma. Assim você estará garantindo que o resultado final seja o esperado. É um trabalho demorado, meticuloso e detalhista.

A aplicação poderá ser feita com a utilização de rejunte ou com junta seca, dependendo da escolha da pedra e do resultado desejado. Para isso, a superfície da parede deverá estar limpa, sem umidade e prumada.

 

Manutenção
Apesar de ser um elemento rústico, as pedras exigirão manutenção e limpeza. Existem à venda, em lojas especializadas, produtos para serem aplicados nas mesmas, os quais irão protegê-las da umidade, impermeabilizando-as, e da proliferação de micro organismos que podem surgir com o passar do tempo.

Nas áreas externas é mais fácil a limpeza, pois poderá ser utilizada água e sabão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *