Inspiração, Você Sabia Tomadas e interruptores: onde e como posicionar?

Inspiração, Você Sabia

Tomadas e interruptores: onde e como posicionar?

Você está pensando em construir ou reformar sua casa? Se a resposta for afirmativa, o mais comum é que a sua atenção esteja voltada para os detalhes estéticos da obra. Geralmente, quem está se dedicando a esta empreitada tem o pensamento focado nas tintas, pisos e revestimentos da residência – é provável que o posicionamento dos interruptores e tomadas ainda nem tenha passado pela sua cabeça.

Apesar de parecer um detalhe sem importância, é indispensável escolher bem os lugares onde os interruptores e tomadas serão instalados. Para saber como tomar as decisões certas nesse sentido, acompanhe as dicas a seguir:

Por que é importante se atentar a essa escolha?

Os eletrodomésticos não devem ser colocados onde existem interruptores. Na verdade, os interruptores é que devem ser instalados de acordo onde o morador planeja  colocar os eletrodomésticos. Se você não se atentar a este detalhe, os interruptores podem comprometer a estética da decoração, além de se tornarem pouco úteis no cômodo.

Considere as alternativas com antecedência

Uma boa dica é planejar onde os interruptores serão instalados e cogitar múltiplas alternativas com antecedência. Liste os eletrodomésticos que você tem e os que pretende adquirir. Feito isso, ficará mais fácil decidir quantos interruptores e tomadas serão necessários e onde eles poderão ser instalados.

Tipo de tomada

Além de observar onde a tomada e os interruptores serão instalados, é preciso também prestar atenção ao  tipo da tomada. Atualmente, de acordo com o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, os aparelhos eletrônicos novos só podem ser comercializados com tomadas de três pinos – entretanto, os mais antigos ainda têm dois pinos. Diante disso, a fim de evitar o uso de adaptadores, é necessário conferir os eletrodomésticos antes da instalação das tomadas e interruptores.

 

Dicas

– Evite os excessos! Muitos interruptores e tomadas espalhados pela casa podem prejudicar a decoração.

– Priorize a acessibilidade e a segurança, especialmente se entre os moradores houver algum idoso.

– Se na casa tiver crianças, vale a pena apostar nos protetores de tomada com o intuito de aumentar a segurança e evitar choques elétricos.

– Nunca instale uma tomada muito próxima ao chão: eventualmente, ela pode molhar e acabar colocando a segurança dos moradores em risco.

– Locais como sala, cozinha e quarto possuem certos aparelhos elétricos que contém fios mais curtos. Isso significa que é preciso planejar a localização de cada tomada e interruptor para que estes eletrônicos fiquem perto e não seja preciso usar extensão elétrica.

– Se você tiver dúvidas na hora de escolher as tomadas e interruptores da sua casa, converse com um profissional da área.

– Escolha tomadas e interruptores neutros e claros, evitando dar destaque a estes detalhes da casa. Alguns projetos mais alternativos de decoração apostam no uso de interruptores modernos, coloridos ou decorados.

– Ao planejar e posicionar corretamente as tomadas você evita quebrar paredes sem necessidade.

 

QUEM DISSE QUE INTERRUPTORES E TOMADAS TEM QUER SER UM TÉDIO?

OS DETALHES DA SUA CASA VÃO CHAMAR MAIS ATENÇÃO QUE A DECORAÇÃO.

Interruptores Modernos

Com diversos tipos de acabamentos e até com entrada USB, o futuro dos interruptores está cada vez mais moderno.

Essas tecnologias ajudam na tarefa de carregar seu dispositivo móvel em qualquer lugar, e o design inovador do interruptor dá um toque de modernidade a qualquer ambiente.

Como contratar um Eletricista – Cuidados que você deve tomar antes de contratar

Você já imaginou que contratar um eletricista envolve muito mais do que simplesmente realizar uma pesquisa de preço dentre vários profissionais que dizem ser profissionais? Isto mesmo, a eletricidade foi responsável por 1038 incidentes, incluindo incêndios e curto-circuito em 2013.
Isso se dá em função de, principalmente, instalações elétricas mau planejadas e executadas por profissionais não qualificados.

Para evitar gastos desnecessários e proteger não só você mas também a sua família, todo cuidado é pouco na hora de contratar um eletricista. Confira as dicas do Eletricista 24hs® para quando precisar contratar esse profissional.

 

  COMO CONTRATAR UM ELETRICISTA 

Antes de contratar um eletricista para cuidar da parte elétrica da sua empresa ou até mesmo da sua casa, é fundamental ter alguns cuidados especiais para evitar problemas, riscos e surpresas nada agradáveis.

A fiscalização do setor não consegue controlar os autônomos ou as empresas prestadoras de serviços, e é por isso que o Cliente deve ter precauções para saber se o profissional é qualificado:
1 – Pesquise vários profissionais – de preferência a empresas com sede, endereço comercial, CNPJ e nota fiscal.

 

2 – Peça algum registro profissional, desconfie de quem “faz tudo”.

 

3 – Como as instalações elétricas residenciais são regidas pela norma NBR-5410, da ABNT, 
desconfie se o eletricista nunca tiver ouvido falar disso!

 

4 – Buscar a certificação do profissional, pois você estará contratando um serviço técnico, e exigir a comprovação da capacitação do prestador é essencial para saber se ele é qualificado para atuar em determinada área.

 

Contrate sempre uma empresa que possua sede, endereço comercial, CNPJ e emita nota fiscal, isto representa uma seriedade de sua parte.
Você não gostaria de ser processado se um trabalhador é ferido enquanto trabalhava em sua residência, este é um assunto a se pensar, quando contratado uma empresa com CNPJ e endereço comercial, você diminui este tipo de problema.
Por outro lado, aconselhamos a não partir para a contratação de qualquer profissional, até mesmo um “pequeno” eletricista pode possuir CNPJ.
É muito importante você conhecer exatamente sua necessidade para que seja possível realizar a contratação de um profissional qualificado. Pense nisso!

 

SEGURANÇA EM SUA RESIDÊNCIA!
GOLPISTAS SE PASSAM POR PROFISSIONAIS

A prática de delitos por pessoas que se disfarçam de prestadores de serviço de eletricistas, telefonia ou TV a cabo tem se tornado cada vez mais comum.
Ao contratar qualquer serviço em sua residência, informe-se com antecedência sobre a idoneidade da empresa ou pessoa que irá prestar o serviço;

*
 Evite profissionais que façam perguntas não relacionadas ao serviço que foi contratado;

*
 Garanta que alguém acompanhe o serviço, mesmo que este seja apenas na área externa da residência;

*
 Se o serviço contratado exigir a necessidade de acesso ao interior da residência, por precaução, oculte objetos de valor que possam chamar a atenção;

* Contrate sempre uma empresa com procedência, que já faz a seleção dos profissionais e checa antecedentes. 

Exija sempre a credencial de identificação de funcionários e uniformes padronizado com a marca da empresa.
A contratação de qualquer empresa ou profissional experiente e com histórico no mercado não trará nenhum problema ou preocupação para você.
Todavia, a não observância sobre informações e referências sobre o “profissional” poderá levá-lo à contratação de pessoas más intencionadas que, na verdade, utilizarão da prestação do serviço como fachadas, pois, o objetivo destes é levantar informações sobre sua residência, bem como informações de bens de valor para serem furtados.

 

Por fim, nós te orientamos  para que as eventuais vítimas desse tipo de crime levem ao conhecimento das autoridades policiais da sua cidade que irá acompanhar o resultado das investigações, como forma de garantir a segurança da população.

 

Na dúvida chame um eletricista qualificado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *