Notícias Unesco reconhece Brasília como “capital criativa” pelo design

Notícias

Unesco reconhece Brasília como “capital criativa” pelo design

Cidade entra para lista que conta com 180 cidades de 72 países. Incluindo João Pessoa e Paraty.

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) acaba de incluir Brasília na sua rede de “cidades criativas”. A lista conta hoje com 180 cidades de todo o mundo, das quais 64 foram recentemente anunciadas, como é o caso da capital Federal que recebeu o título no mesmo ano em que completa 30 anos como patrimônio cultural da humanidade.

As chamadas “cidades criativas” são reconhecidas por suas contribuições para o desenvolvimento da arte e do design e, segundo a organização, embora se diferenciem geograficamente, demograficamente e/ou economicamente, devem se comprometer a desenvolver e trocar práticas inovadoras que ajudem a promover suas indústrias criativas, além de  fortalecer a participação da população na vida cultural e integrar arte e cultura a políticas de desenvolvimento sustentável.

Além do design, gastronomia, artesanato, música, filmes, literatura e arte midíaticas são categorias que podem levar uma cidade a ser reconhecida como polo criativo pela Unesco. Foi o caso de Paraty, que entrou na lista por sua gastronomia e João Pessoa, que se destacou pelo artesanto. No total, o Brasil conta com 8 cidades na lista, que incluí ainda Belém, Salvador, Santos, Florianópolis e Curitiba.

Sobre essa nova leva de seleção, a Unesco ainda destaca seu esforço na busca por um maior equilíbrio geográfico, o que os levou a eleger 19 cidades de países que não haviam sido contemplados, além de  incluir 9 cidades do continente africano, como a cidade do Cabo, por exemplo, que se tornou a primeira cidade africana a se destacar na lista da Unesco pelo Design.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *