piso-cimento-queimado-1

foto: Kababie Arquitectos

piso-cimento-queimado-2

foto: Boudreaux Design Studio

piso-cimento-queimado-3

foto: Kimberly Peck

O material, como já falamos, é extremamente versátil e durável, e pode ser usado não só no piso, mas também em paredes e até em bancadas. A limpeza é bem fácil, pois a superfície é lisa e, assim, evita o acúmulo de sujeiras. Pode ser usado em todos os ambientes da casa e, se você morar em algum lugar muio quente, ele vai ser muito mais que bem-vindo. Possui uma grande resistência à abrasão e é bem difícil quebrá-lo. No entanto, uma das características mais comuns do cimento queimado são as trincas e fissuras. Essas pequenas fissuras fazem parte da natureza do material e dão até um certo charme urbano. Porém, as grandes trincas podem comprometer a resistência e a durabilidade do piso.

 

 

foto: David Vandervort Architects

Como tudo na vida, é necessário contratar mão-de-obra especializada e experiente a fim de evitar maiores dores de cabeça no futuro. Muitos pedreiros afirmam que sabem trabalhar com esse tipo de piso, mas a realidade é que muito poucos sabem realmente executar um bom cimento queimado. Juntas de dilatação de plástico, madeira, pedra ou metal ajudam a evitar as fissuras, além de aditivos que podem ser misturados na argamassa para que o piso adquira mais resistência, evitando, assim, as tais trincas.

 

Uma dica antes de contratar um profissional: procure ver alguns pisos feitos por ele. Observe se ele se preocupou com o correto nivelamento e veja se o piso apresenta trincas esteticamente admissíveis. Cabe lembrar que na hora de dar uma cor ao seu piso o colocador deve usar a mesma marca e lote de cimento em um ambiente, para que a tonalidade se mantenha uniforme.

Para a finalização do processo, quando o piso estiver bem seco, é preciso aplicar cera ou resina.

 

Fontes:
http://www.megacurioso.com.br/arquitetura-e-engenharia/42541-voce-sabe-qual-e-a-diferenca-entre-cimento-e-concreto
htmhttp://www.limaonagua.com.br/inspiracoes/20-imagens-para-voce-amar-o-piso-de-cimento-queimado/