Inspiração, Você Sabia Revestimento boiserie, como fazer

Inspiração, Você Sabia

Revestimento boiserie, como fazer

boiserie, com a pronúncia “boaserrí”, é um revestimento francês típico do século XVII e XVIII. A técnica consiste em emoldurar as paredes através de painéis de madeira em relevo.

 

boiserie é um tipo de revestimento usado no design de interiores para deixar os ambientes mais românticos, delicados e charmosos. Caracterizado pelo pelos painéis de madeira adornados que ilustram as paredes, o acabamento tem feito sucesso absoluto no cenário da decoração.

A versão clássica do boiserie é feita com madeira.

 

Diferente dos revestimentos tradicionais, o boiserie procura enriquecer a parede com detalhes, apostando em um tipo de moldura para a superfície. Embora a técnica esteja adquirindo prestígio nas residências modernas, ela já existe desde o século XVIII e foi criada pelos franceses.

modelo de revestimento Boiserie se consagrou na Europa nos tempos do Rococó, um movimento artístico caracterizado pelas peças rebuscadas.

Boiserie: a arte de emoldurar paredes

Atualmente o boiserie está sendo incorporado pela decoração de forma mais limpa e elegante. O acabamento é capaz de transformar tanto os espaços sociais como os de intimidade, renovando as sensações dos moradores que vivem na residência. A versão tradicional da técnica consiste em instalar painéis de madeira na parede, mas este formato passou por adaptações.

O boiserie é uma técnica de revestimento que cria um efeito de molduras na parede.

Depois que o acabamento clássico se tornou popular, os designers passaram a valorizar o falso- boiserie, que abriu espaço para outros materiais. Além da madeira, o efeito de molduras passou a ser reproduzido através de cimento, gesso e até mesmo isopor.

Quem aposta no boiserie tradicional tem que preparar o bolso, afinal, revestir toda a parede com madeira costuma sair caro. A forma mais barata de decorar as paredes com boiserie é investindo em materiais como gesso e isopor. Entretanto, o morador não deve se preocupar apenas com a economia da reforma, mas sim com a durabilidade da superfície. Para que o revestimento se torne mais resistente e bonito, é importante aplicar tinta acrílica.

O Boiserie enriquece o layout do ambiente, através do efeito emoldurado que destaca o relevo. A técnica de revestimento está super em alta, mas os especialistas recomendam combater os excessos herdados do século XVIII e optar por uma composição mais clean.

Como fazer revestimento Boiserie?

Mesmo com o uso de materiais alternativos, o revestimento boiserie deve ser feito por um profissional especializado. De qualquer forma, é importante ficar atento no posicionamento das molduras na parede para evitar a sobrecarga na decoração.

Para que o efeito do boiserie seja clean e discreto, as placas e molduras não podem ser aplicadas no alto da superfície. O ideal é que a instalação aconteça até 85 centímetros do chão.

Paredes decoradas: como usar boiseries

Originalmente criadas na França entre os séculos 17 e 18, as boiseries atravessaram os séculos, deixaram de lado a função de isolante térmico e trouxeram para os dias de hoje seu charme vintage. Além disso, sob a ótica dos profissionais contemporâneos, o recurso estético foi reinterpretado, ganhou novos materiais e passou a dividir espaço com elementos de outros estilos, criando ambientes ecléticos, mas sempre sofisticados. Pensando nisso, Casa Vogue criou uma lista com várias ideias para decorar a parede em que você pode usar essa poderosa ferramenta na sua casa, mas sem evocar uma estética ultrapassada. Seja trazendo de volta o charme do passado ou em versões reloaded, o resultado promete impressionar!

  1. Pano de fundo clássico

Neste apartamento cheio de obras de arte e móveis de design, as paredes brancas com boiseries se unem ao piso de parquet para criar um ambiente clean, porém com pegada clássica, que serve como contraponto aos móveis ousados. Tal estratégia garante que a decoração fique despojada e confortável ao mesmo tempo.

  1. Espirito vintage e descolado

Na casa cheia de achados interessantes da colecionadora Carrô Shcamall, as boiserries foram aplicadas para evocar charme do passado, mas ganham novo fôlego graças à paleta de cores e à forma despojada como os objetos vintage foram usados decoração. Dois tons de verde trazem contemporaneidade ao projeto e se misturam, com uita ousadia, ao papel de parede estampado.

  1. Hi-lo de revestimentos

Apesar de serem ultraconservadoras e remeterem imediatamente ao passado, as boiseries desse escritório em tons pastel, que trazem até acabamento dourado, têm um visual descolado graças ao contraste entre elas e o restante do espaço. Enquanto as paredes reproduzem as tradições do passado, o piso surge atual, com madeira natural, sem revestimento. Os móveis, cheios de personalidade contemporânea, contribuem para o resgate do ornamento antigo e pincelam preto no espaço repleto de Rose Quartz e de Azul Serenity, as cores de 2016.

  1. Tons ousados em degradê

 

Este quarto vermelho, parte de um especial que ensina a usar o vermelho na decoração, faz um mix de tempos que rejuvenesce completamente as boiseries, que surgem num sofisticado tom de bordô. mais uma vez, os móveis contemporâneos e os tons ousados eliminam qualquer chance das paredes com sotaque vintage parecerem obsoletas.

  1. Dupla quadriculada

 

Nesta sala de leitura com tons sóbrios, as boiseries fazem um romântico complemento gráfico à estante de linhas retas, trazendo um sopro de sofisticação vintage à igualmente elegante estética moderna.

  1. Parede vintage e colorida

Neste projeto norueguês, a boiserie foi completamente reinventada ao surgir em um tom de amarelo elétrico em um espaço completamente atual, revestido de cimento queimado e com um mix eclético de móveis. As referências de época, quando reinterpretadas, trazem elegância para os ambientes.

  1. Revestimento geométrico no quarto de época

Apesar de ser totalmente composto por elementos vintage, este quarto todo negro ganha caráter contemporâneo ao abraçar a estética gótica com muita sofisticação e combinar todos os elementos do passado de forma completamente atual. Apesar de todo antigo, é possível sentir que ele pertence aos dias de hoje – e a boiserie é responsável por deixá-lo ainda mais emblemático.

8. Mistura vintage e industrial

Neste projeto de Henrique Steyer inspirado em Nova York, as boiseries ganham a companhia dos encanamentos aparentes tipocamente industriais. A opulência das paredes é imediatamente refrescada pela despretenção dos canos, resultando em um ambiente muito cool.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *